Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Dúvidas, escreva para editor_rbens@abens.org.br

Modelo para submissão:
clique aqui para baixar o modelo -> (template)

INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHO PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA BRASILEIRA DE ENERGIA SOLAR

Nome do Primeiro Autor – e-mail
Nome do Segundo Autor – e-mail

Universidade Federal do Ceará, Departamento de Engenharia Mecânica

Nome do Terceiro Autor – e-mail

Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Engenharia Elétrica

 

Resumo. Este documento apresenta instruções detalhadas para a preparação e submissão de trabalhos para a Revista Brasileira de Energia Solar. Por favor, lembre-se das seguintes diretrizes: a) digite o corpo do texto em uma única coluna; b) utilize um máximo de 12 páginas tamanho A4 (21 x 29,7 cm), cada qual com margem de 2 cm em todos os lados do texto (não inclua molduras); c) use a fonte Times New Roman tamanho 10 pt em todo o documento, exceto o título; d) prepare um resumo com no máximo 300 palavras em itálico; e) sempre use espaçamento simples e alinhamento justificado; f) referências devem ser citadas no formato autor (ano) ou (autor, ano) e listadas em ordem alfabética no final do trabalho; g) as figuras e fotografias incluídas no trabalho devem ser de boa qualidade; h) todos os símbolos devem ser definidos, conforme apareçam no texto; i) deverão ser utilizadas unidades do Sistema Internacional (SI). O trabalho deverá ser preferencialmente preparado em português, mas trabalhos em espanhol e inglês também serão aceitos. Trabalhos em português ou espanhol deverão ter o título, resumo e palavras-chave em inglês após as referências. Utilize o site https://rbens.emnuvens.com.br/rbens/about/submissions para submeter seu artigo. O processo de avaliação da submissão será realizado pelo comitê editorial, incluindo revisão por pares e possíveis rodadas de revisão.

 

Palavras-chave: Xxxxxx, Yyyyyy, Zzzzzzz (máximo de 3)

 

 

  1. INTRODUÇÃO

 

         A Revista Brasileira de Energia Solar – RBENS é publicada eletronicamente em edições semestrais Os autores devem submeter seus trabalhos diretamente através do site da RBENS, periódico de caráter técnico-científico da Associação Brasileira de Energia Solar (ABENS). A versão digital de sua contribuição deve estar de acordo com as presentes instruções e deverá ser enviado nos formatos DOC ou DOCX.

         O Comitê Editorial da Revista fará a revisão dos trabalhos encaminhando para avaliadores com expertise reconhecido em cada área específica. Seu trabalho poderá estar sujeito a solicitação de alterações e/ou correções para a sua aceitação final. No caso de solicitação de revisão, o autor receberá instruções a serem enviadas oportunamente. Os autores que tiverem os trabalhos aprovados para publicação em sua forma final aguardarão oportunidade para fazerem parte dos novos números da Revista.

 

 

  1. INSTRUÇÕES PARA DIGITAÇÃO

 

         O trabalho deve ser preferencialmente escrito em português, mas trabalhos em espanhol ou inglês também serão aceitos. A tradução para o inglês do título, do resumo e das palavras-chave deve ser apresentada ao fim do trabalho (após a lista de referências) caso o trabalho não esteja redigido em inglês.

 

2.1    Tamanho do trabalho

 

         O trabalho completo, incluindo figuras e tabelas, deve ser limitado a 12 (doze) páginas em tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm). Por favor, atenda a estas limitações escrevendo de forma concisa e não reduzindo figuras e tabelas a tamanhos que sacrifiquem o entendimento dos símbolos e legendas nelas incluídos.

 

2.2    Formato de página

 

         Cada página tamanho A4 deve ser configurada de modo a apresentar 2 cm de margem em todos os lados do documento. Estas margens definem a área a ser utilizada. Dentro desta área o texto deve ser formatado em uma única coluna. Por favor, não inclua moldura no texto.

         A aparência final do trabalho deve ser a do template fornecido no início dessa página.

 

 

2.3    Especificações gerais para a formatação do texto

 

         O trabalho deve ser totalmente digitado em fonte Times New Roman tamanho 10 pt com espaçamento simples entre linhas, com exceção do título e do cabeçalho. Esta diretriz inclui, portanto, títulos de seções e subseções e legendas de figuras e tabelas, além do texto normal do trabalho. Todas as páginas deverão ter como cabeçalho o texto:Revista Brasileira de Energia Solar - Ano (XX) - Volume (XX) - Número (XX) - MES de ANO - p. (XX) – (XX)”, digitado em itálico tamanho 10pt centralizado, como apresentado nas páginas deste modelo. As informações do cabeçalho serão inseridas posteriormente durante o processo de editoração da Revista.

 

         Título do trabalho. Inicie, apenas na primeira página, deixando duas linhas (14pt) até a primeira linha do título. O título deve ser digitado em fonte Times New Roman em negrito, 14 pt, em letras maiúsculas, com alinhamento centralizado, não devendo exceder 3 linhas. Deixe uma linha (14 pt) entre o final do título e o primeiro autor.

 

         Autor(es) e afiliação. Digite o nome completo dos autores, centralizados, um por linha, seguido pelo endereço eletrônico, usando um hífen como separador. Cada nome ou grupo de nomes deve ser seguido da afiliação correspondente. O nome dos autores deve ser digitado em negrito, enquanto que todas as informações restantes devem ser digitadas em estilo normal (nem negrito, nem itálico). Abaixo do último autor deixe outro espaço de uma linha antes de iniciar o Resumo.

 

         Resumo e palavras-chave. Digite o título Resumo. em negrito e itálico, alinhado à esquerda, seguido de um ponto. Sem trocar de linha, digite o resumo em itálico, com alinhamento justificado. O resumo não deve conter mais de 300 palavras. Pule uma linha e então digite o título Palavras-chave: (não se esqueça dos dois pontos) em negrito e itálico, alinhado à esquerda. Digite então até 3 palavras-chave, separadas por vírgulas, com somente a primeira letra de cada palavra-chave em maiúscula. Deixe um espaço de 2 linhas entre as palavras-chave e o corpo do texto.

 

         Títulos de seção. Use somente dois níveis para subseções, conforme apresentado nestas instruções. Digite o título das seções em letras maiúsculas, em negrito, alinhado à esquerda. Inicie digitando sua identificação em algarismos arábicos, seguida de um ponto, e então digite o título da seção a 0,75 cm da margem esquerda. Deixe duas linhas de espaço acima e uma linha de espaço abaixo deste título.

         Para o primeiro nível de subseção, somente a primeira letra do título deve ser maiúscula, sendo todas em negrito, com o título alinhado à esquerda. Inicie pela digitação de sua identificação (dois algarismos arábicos separados por ponto), e então digite o título da seção a 0,75 cm da margem esquerda. Deixe uma linha de espaço acima e abaixo deste título.

         Não numere o título do segundo nível de subseção. Use letras em negrito e itálico, com somente a primeira em maiúscula, indentando o título em 0,75 cm a partir da margem esquerda e fazendo-o ser seguido por um ponto. Inicie o texto da subseção imediatamente após o título da mesma. Deixe uma linha de espaço acima deste título.

 

         Corpo do texto. O texto deve ser digitado em estilo normal, usando espaço simples e alinhamento justificado. Comece cada parágrafo a 0,75 cm da margem esquerda, não deixando espaço entre dois parágrafos subseqüentes.

 

2.4    Equações, símbolos e unidades

 

         As equações devem estar centralizadas na página. Numere as equações em seqüência com algarismos arábicos entre parênteses e alinhados à direita. Deixe uma linha de espaço antes e depois de cada equação incluída. Um modelo de equação é apresentado no template dispon´ibilizado.

         Sempre que for feita referência a uma equação no texto, deve ser escrito no formato Eq. (1).

         Símbolos devem estar em itálico. Sua definição deverá ser feita quando mencionado pela primeira vez no texto, com as respectivas unidades. Uma seção de definições de símbolos não se faz necessária.

         Todos os dados inseridos no trabalho, inclusive aqueles em tabelas e figuras, devem estar em unidades do Sistema Internacional (SI). A vírgula deverá ser o separador entre a parte inteira e a parte decimal de números fracionários (exceto nos trabalhos digitados em inglês).

 

2.5 Figuras e tabelas

 

         Figuras e tabelas devem ser posicionadas o mais próximo possível de sua citação no texto, preferencialmente abaixo da citação. Texto e símbolos nelas incluídos devem ser de fácil leitura, devendo-se evitar o uso de símbolos pequenos. Solicita-se a inclusão de ilustrações e fotos de boa qualidade. Evite o aparecimento de espaços em branco no texto devido ao posicionamento de figuras.

         Figuras, tabelas e suas legendas deverão estar centradas no texto. Posicione a legenda abaixo da figura, deixando uma linha de espaço entre elas. Posicione o título de uma tabela acima da mesma, também deixando uma linha de espaço entre eles. Deixe uma linha de espaço entre a figura ou tabela e o texto subsequente.

         Numere figuras e tabelas em seqüência usando algarismos arábicos (ex: Figura 1, Figura 2, Tabela 1, Tabela 2). Faça referência a elas no texto como Tab. 1 e Fig. 1 sem usar advérbios de lugar, como "abaixo", "acima" ou "a seguir".

         Denomine os eixos coordenados em gráficos, incluindo as respectivas unidades, sempre que aplicável. Da mesma forma, denomine colunas/linhas em tabelas, com respectivas unidades. No template disponibilizado são apresentados exemplos de figuras e tabelas.

 

 2.6 Autorizações e reconhecimentos

 

         Os autores são responsáveis por garantir o direito de publicar todo o conteúdo de seu trabalho. Se for usado material com direitos autorais em sua preparação, pode ser necessário conseguir a autorização do detentor dos direitos para a publicação do material em questão. Os autores irão emitir uma autorização de publicação dos trabalhos em favor da ABENS, assumindo toda a responsabilidade sobre o conteúdo dos mesmos, no momento da submissão formal do trabalho.

 

 

Agradecimentos

 

         Esta seção deve estar localizada entre o fim do corpo do texto e a lista de referências. Digite somente Agradecimentos em negrito e itálico, com alinhamento à esquerda, pule uma linha e digite o texto regularmente. Nesta seção também poderão ser incluídos reconhecimentos de apoios recebidos de indivíduos e instituições.

 

 

REFERÊNCIAS

 

         Referências devem ser citadas no texto pelo nome do autor (ano) ou (nome, ano). Por exemplo: “Em um trabalho recente, Oliveira et al. (2005) propuseram que …” ou “Recentemente (Zilles e Vilela, 2004) foi proposto que …”

         Referências devem ser listadas em ordem alfabética ao final do trabalho. Para tal, digite a palavra REFERÊNCIAS em letras maiúsculas, em negrito e alinhada à esquerda, deixe uma linha de espaço e digite as referências. Para cada referência, indente todas as linhas, exceto a primeira, de 0,75 cm a partir da margem esquerda. Toda referência incluída na lista deve ter sido citada no texto e vice-versa. A seguir apresenta-se um exemplo de lista de referências, incluindo um artigo de congresso, um artigo de periódico, um livro e uma tese.

 

Blasques, L. C. M., Vale, S. B., Pinho, J. T., 2007. Sistema Solar Fotovoltaico para Geração de Eletricidade na Estação Científica Ferreira Penna do Museu Paraense Emílio Goeldi, Caxiuanã – Pará, I CBENS - I Congresso Brasileiro de Energia Solar, Fortaleza.

Burger, B., Rüther, R., 2006. Inverter sizing of grid-connected photovoltaic systems in the light of local solar resource distribution characteristics and temperature, Solar Energy, vol. 80, n. 1, pp. 32-45.

Duffie, J. A., Beckman, W. A., 1991. Solar Engineering of Thermal Processes, John Wiley & Sons.

Oliveski, R. C., 2000. Análise Numérica e Experimental dos Campos de Temperatura e Velocidade em Armazenadores Térmicos, Tese de Doutorado, PROMEC, UFRGS, Porto Alegre.

 

 

FORMAT INSTRUCTIONS FOR PAPER SUBMISSION TO REVISTA BRASILEIRA DE ENERGIA SOLAR

 

Abstract. Uma versão em inglês do título do trabalho e do resumo deve ser apresentada ao final do trabalho para os artigos que não foram escritos nesse idioma.

 

Keywords: Xxxxxx, Yyyyyy, Zzzzzz, (up to 3)

 

 

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.