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Diretrizes para Autores

Este documento apresenta instruções detalhadas para a preparação e submissão de trabalhos para a Revista Brasileira de Energia Solar. Por favor, lembre­-se das seguintes diretrizes: a) digite o corpo do texto em uma única coluna; b) utilize um máximo de 12 páginas tamanho A4 (21 x 29,7 cm), cada qual com margem de 2 cm em todos os lados do texto (não inclua molduras ou números de página); c) use a fonte Times New Roman tamanho 10 pt em todo o documento, exceto o título; d) prepare um resumo com no máximo 300 palavras em itálico; e) sempre use espaçamento simples e alinhamento justificado; f) referências devem ser citadas no formato autor (ano) ou (autor, ano) e listadas em ordem alfabética no final do trabalho; g) as figuras e fotografias incluídas no trabalho devem ser de boa qualidade; h) todos os símbolos devem ser definidos, conforme apareçam no texto; i) deverão ser utilizadas unidades do Sistema Internacional (SI) (outras unidades podem ser citadas entre parênteses). O trabalho deverá ser preferencialmente preparado em formato Microsoft WORD, em português, espanhol ou inglês. Trabalhos em português ou espanhol deverão ter o título, resumo e palavras­chave em inglês após as referências. Qualquer dúvida entre em contato com o Editor pelo e­mail arno.krenzinger@ufrgs.br.

1.     INTRODUÇÃO

A Associação Brasileira de Energia Solar está recebendo trabalhos para publicação na Revista Brasileira de Energia Solar, uma publicação científica e tecnológica sobre os avanços na área do aproveitamento da energia solar e de outras fontes renováveis de energia.

A publicação será em preto e branco. Se o trabalho contém algum gráfico com linhas com cores, este deverá ser convertido para preto e branco ou tons de cinza, inserindo símbolos nos gráficos de forma a permitir a inequívoca identificação do significado. Fotografias também devem estar em tons de cinza. Importante: deve ser feita uma busca no texto para eliminar referências às cores, nas explicações dos gráficos, corrigindo de forma a assegurar clareza no conteúdo.  

2.         INSTRUÇÕES PARA DIGITAÇÃO

O trabalho deve ser escrito em português, espanhol ou inglês. A tradução para o inglês do título, do resumo e das palavras­chave deve ser apresentada ao fim do trabalho (após a lista de referências), caso o trabalho não esteja redigido em inglês. 

2.1      Tamanho do trabalho 

O trabalho completo, incluindo figuras e tabelas, deve ser limitado a 12 (doze) páginas em tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm). Por favor, atenda a estas limitações escrevendo de forma concisa e não reduzindo figuras e tabelas a tamanhos que sacrifiquem o entendimento dos símbolos e legendas nelas incluídos. 

2.2      Formato de página 

Cada página tamanho A4 deve ser configurada de modo a apresentar 2 cm de margem em todos os lados do documento. Estas margens definem a área a ser utilizada. Dentro desta área o texto deve ser formatado em uma única coluna. Por favor, não inclua moldura no texto nem numeração de páginas.

2.3      Especificações gerais para a formatação do texto

O trabalho deve ser totalmente digitado em fonte Times New Roman tamanho 10 pt, com exceção do título e do cabeçalho. Esta diretriz inclui, portanto, títulos de seções e subseções e legendas de figuras e tabelas, além do texto normal do trabalho. Todas as páginas deverão ter como cabeçalho o texto: Revista Brasileira de Energia Solar”, digitado em itálico tamanho 8pt centralizado.

Título do trabalho. Inicie, apenas na primeira página, deixando dois espaços (14pt) até a primeira linha do título. O título deve ser digitado em negrito, 14 pt, em letras maiúsculas, com alinhamento centralizado, não devendo exceder 3 linhas. Deixe uma linha de espaço (14 pt) entre o final do título e o primeiro autor.

Autor(es) e afiliação. Digite o nome completo dos autores, centralizados, um por linha, seguido pelo endereço eletrônico, usando um hífen como separador. Cada nome ou grupo de nomes deve ser seguido da afiliação correspondente. O nome dos autores deve ser digitado em negrito, enquanto que todas as informações restantes devem ser digitadas em estilo normal (nem negrito, nem itálico). Deixe um espaço de 1 linha (10 pt), digite o número e o nome do tema do trabalho conforme listagem nas chamadas de trabalho ou na página eletrônica do congresso, outro espaço de 1 linha e o resumo.

Resumo e palavras­chave. Digite o título Resumo. em negrito e itálico, alinhado à esquerda, seguido de um ponto. Sem trocar de linha, digite o resumo em itálico, com alinhamento justificado. O resumo não deve conter mais de 300 palavras. Pule uma linha, e então digite o título Palavras­chave: (não se esqueça dos dois pontos) em negrito e itálico, alinhado à esquerda. Digite então de 3 a 5 palavras­chave, separadas por vírgulas, com somente a primeira letra de cada palavra­chave em maiúscula. Deixe um espaço de 2 linhas entre as palavras­chave e o corpo do texto.

Títulos de seção. Use somente dois níveis para subseções, conforme apresentado nestas instruções. Digite o título das seções em letras maiúsculas, em negrito, alinhado à esquerda. Inicie digitando sua identificação em algarismos arábicos, seguida de um ponto, e então digite o título da seção a 0,75 cm da margem esquerda. Deixe uma linha de espaço (10 pt) acima e abaixo deste título.

Para o primeiro nível de subseção, somente a primeira letra do título deve ser maiúscula, sendo todas em negrito, com o título alinhado à esquerda. Inicie pela digitação de sua identificação (dois algarismos arábicos separados por ponto), e então digite o título da seção a 0,75 cm da margem esquerda. Deixe uma linha de espaço (10 pt) acima e abaixo deste título.

Não numere o título do segundo nível de subseção. Use letras em negrito e itálico, com somente a primeira em maiúscula, indentando o título em 0,75 cm a partir da margem esquerda e fazendo­o ser seguido por um ponto. Inicie o texto da subseção imediatamente após o título da mesma. Deixe uma linha de espaço acima deste título.

Corpo do texto. O texto deve ser digitado em estilo normal, usando espaço simples e alinhamento justificado. Comece cada parágrafo a 0,75 cm da margem esquerda, não deixando espaço entre dois parágrafos subseqüentes. 

2.4      Equações, símbolos e unidades 

As equações devem estar centralizadas na página. Numere as equações em seqüência com algarismos arábicos entre parênteses e alinhados à direita. Deixe uma linha de espaço antes e depois de cada equação incluída.
 

Sempre que for feita referência a uma equação no texto, deve ser escrito Eq. (1).

Símbolos devem estar em itálico. Sua definição deverá ser feita quando mencionado pela primeira vez no texto, com unidades. Uma seção de definições de símbolos não se faz necessária.

Todos os dados inseridos no trabalho, inclusive aqueles em tabelas e figuras, devem estar em unidades do Sistema Internacional (SI) (outras unidades podem ter seus valores correspondentes após as unidades SI, entre parênteses). A vírgula deverá ser o separador entre a parte inteira e a parte decimal de números fracionários (exceto nos trabalhos digitados em inglês). 

2.5    Figuras e tabelas 

Figuras e tabelas devem ser posicionadas o mais próximo possível de sua citação no texto, preferencialmente abaixo da citação. Texto e símbolos nelas incluídos devem ser de fácil leitura, devendo­se evitar o uso de símbolos pequenos. Solicita­se a inclusão de ilustrações e fotos de boa qualidade.

Figuras, tabelas e suas legendas deverão estar centradas no texto. Posicione a legenda abaixo da figura, deixando uma linha de espaço entre elas. Posicione o título de uma tabela acima da mesma, também deixando uma linha de espaço entre eles. Deixe uma linha de espaço entre a figura ou tabela e o texto subsequente.

Numere figuras e tabelas em seqüência usando algarismos arábicos (ex: Figura 1, Figura 2, Tabela 1, Tabela 2). Faça referência a elas no texto como Tab. 1 e Fig. 1 sem usar advérbios de lugar, como "abaixo", "acima" ou "a seguir".

Denomine os eixos coordenados em gráficos, incluindo as respectivas unidades, sempre que aplicável. Da mesma forma, denomine colunas/linhas em tabelas, com respectivas unidades.

2.5    Autorizações e reconhecimentos

Os autores são responsáveis por garantir o direito de publicar todo o conteúdo de seu trabalho. Se for usado material com direitos autorais na preparação do mesmo, pode ser necessário conseguir a autorização do detentor dos direitos para a publicação do material em questão. Nesta seção também poderão ser incluídos reconhecimentos de apoios recebidos de indivíduos e instituições. Os autores irão emitir uma autorização de publicação dos trabalhos em favor da ABENS, assumindo toda a responsabilidade sobre o conteúdo dos mesmos, no momento da inscrição formal do trabalho, acompanhado da taxa de publicação.

Agradecimentos

Esta  seção  deve  estar  localizada  entre  o  fim  do  corpo  do  texto  e  a  lista  de  referências.  Digite  somente

Agradecimentos em negrito e itálico, com alinhamento à esquerda, pule uma linha e digite o texto regularmente. 

2.6    Referências

Referências devem ser citadas no texto pelo nome do autor (ano) ou (nome, ano). Por exemplo: “Em um trabalho recente, Oliveira et al. (2005) propuseram que …” ou “Recentemente (Zilles e Vilela, 2004) foi proposto que …”

Referências devem ser listadas em ordem alfabética ao final do trabalho. Para tal, digite a palavra REFERÊNCIAS em letras maiúsculas, em negrito e alinhada à esquerda, deixe uma linha de espaço e digite as referências. Para cada referência, indente todas as linhas, exceto a primeira, de 0,75 cm a partir da margem esquerda. Toda referência incluída na lista deve ter sido citada no texto e vice­versa. A seguir apresenta­se um exemplo de lista de referências, incluindo um artigo de periódico, um livro e uma tese. 

REFERÊNCIAS 

Burger, B. Rüther, R. 2006. Inverter sizing of grid­connected photovoltaic systems in the light of local solar resource distribution characteristics and temperature, Solar Energy, vol. 80, n. 1, pp. 32­45.

Duffie, J. A. and Beckman, W. A., 1991, Solar Engineering of Thermal Processes, John Wiley & Sons.

Oliveski, R. C., 2000. Análise Numérica e Experimental dos Campos de Temperatura e Velocidade em Armazenadores Térmicos, Tese de Doutorado, PROMEC, UFRGS, Porto Alegre.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


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