Panorama da geração distribuida no brasil baseada no uso da tecnologia solar fotovoltaica

Autores

  • Federico Morante Trigoso
  • Renato Brito Quaglia
  • Albemerc Moura de Moraes
  • Sérgio Henrique Ferreira de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.59627/rbens.2010v1i2.48

Palavras-chave:

Geração Distribuída, Tecnologia Solar Fotovoltaica, Analise de Barreiras, Matriz Energética Brasileira, Planejamento Energético.

Resumo

A geração distribuída constitui um novo modelo de geração/distribuição alternativo ou complementar ao clássico sistema centralizado de suprimento de energia elétrica. Sua principal característica consiste em que a geração de energia é realizada no ponto de consumo final ou próximo deste. Dentro do grande leque de tecnologias que possibilitam a realização deste modelo, a tecnologia fotovoltaica apresenta características intrínsecas de geração distribuída. Isso acontece tanto nas aplicações na área rural como nos centros urbanos. No referente à inserção desta tecnologia na matriz energética brasileira, embora muitas barreiras tenhas sido superadas algumas ainda persistem e, com o passo do tempo, outras apareceram. Assim, neste trabalho discutem-se algumas importantes questões relacionadas com a geração distribuída no Brasil com o uso desta tecnologia. A metodologia utilizada parte da analise do estado da arte desta aplicação, dos projetos em curso e da legislação existente dirigida a promover sua inserção. Também é utilizado o conhecimento surgido de diversos projetos existentes no país nas áreas rurais e urbanas. O objetivo do trabalho é trazer à luz uma serie de considerações que podem ser tomadas em conta nas discussões relacionadas com a elaboração das políticas públicas que visam materializar este novo modelo de distribuição de energia elétrica no país.

Downloads

Publicado

2016-11-30

Como Citar

Trigoso, F. M., Quaglia, R. B., de Moraes, A. M., & de Oliveira, S. H. F. (2016). Panorama da geração distribuida no brasil baseada no uso da tecnologia solar fotovoltaica. Revista Brasileira De Energia Solar, 1(2). https://doi.org/10.59627/rbens.2010v1i2.48

Edição

Seção

Artigos